Galeria Karla Osorio apresenta exposição individual
“ALGUMAS PALAVRAS MÁGICAS”, de Paulo Lobo
Galeria 4 e 5 Pavilhão II
Abertura, sábado, 1º de outubro 2022, brunch, 11-15h

A Galeria Karla Osorio apresenta a exposição individual “ALGUMAS PALAVRAS MÁGICAS” do artista Paulo Lobo, cuja abertura será dia 1º de outubro, sábado, entre 11h-15h, com a presença do artista e do curador Rafael Vogt Maia Rosa. A mostra reunirá mais de 30 obras 40 obras do artistas, a maioria inéditas e algumas em grandíssimo formato para exposição em área externa inclusive.

Sobre a exposição Veja abaixo breve texto curatorial de Rafael Vogt Maia Rosa
“AO VENTO –
O trabalho de Paulo Lobo é obstinado por transformar o suporte tradicional da pintura – chassi, tela – em algo que rompa também com sua frontalidade endêmica. Um pouco como Marcello Nietsche ou Nelson Leirner, nos 60, ele descobriu que essa ruptura – que alguém pode também associar à passagem do moderno ao contemporâneo – tem um aspecto muito menos problemático, e prosaico, quando vista a céu aberto, ali onde a fixidez e os rastros calculados do pincel, mais ou menos bem sucedidos, são como que desmanchados pelo vento.
Por ser também desenhista, ensaia em telas “menores”, uma convulsão superficial, sútil, que pode remeter tanto ao caráter crítico da produção paulista, como as emulações da manualidade na academia, quanto à produção de artistas como Janaína Tschäpe ou Cecile Brown, praticamente em forma de homenagem. Brinca com noções de escala, estilo, ao mesmo tempo em que nos apresenta o tema da política a partir de duas instâncias que se aproximam talvez, como nunca, na atualidade. Uma, a mais triste abjeta, é o assassinato dissimulado do jornalista Vladmir Herzog, fato diante do qual cada um de nós é obrigado agora a se posicionar. A outra instância equivale à única maneira lidar com a violência e singularidades do país. Através dela, somos deslocados, na capital da arte pública brasileira, como espectadores de uma poética sedimentada pelo risco e pelo lúdico, simultaneamente. Assim, no lugar de paralisados e impotentes, essa mostra produzida e curada pelo artista, implica uma dimensão ética, a partir da necessidade eminente da participação. Como votar.
Paulo acredita nos sinais e efemérides, nos momentos de comemorar uma conquista espiritual ou uma “grande ideia” que passou por sua cabeça. Há figuração, certamente, sem realismo ou engajamento. Suas articulações acolhem um primitivismo “congenial”, na relutância em abraçar a estrutura dada pelo cânone europeu ou norte-americano. Parece se perguntar, antes de mais nada, se o quadro vale realmente o prego que o sustenta, como desafiou Antônio Dias.
O que nos traduz, algo que sensibiliza física e mentalmente e, revela, ao mesmo tempo, uma percepção cristalina da própria mudança. Em que condições se abrem fissuras no solo firme de linguagens como a literatura, música, teatro, pintura, instalação ou vídeo?
O trabalho de Paulo concorda apenas com essa chance para escapar ao fatalismo opaco da matéria, da aposta em uma única solução, que acabe extinguindo o processo, tal como na piada infeliz que nos deixa saber “a operação foi um sucesso e o paciente morreu”. Ele se sustenta pela esperança de quem já sobreviveu”

Sobre a artista
Paulo Lobo (1990, SP, Brasil) Formado em artes visuais pela FAAP (2015). Foi assistente do artista Nuno Ramos (2015-2017), com quem realizou 3 grandes exposições – Houyhnhnms (Estação Pinacoteca 2015), O direito a preguiça (CCBB BH 2016) e O Globo da morte de tudo (Sesc Pompeia 2016). Fundou o ateliê São em 2017 no bairro do Cambuci, São Paulo, onde iniciou seu trabalho autoral. Hoje o ateliê tem 11 artistas em espaço de 700m2. Em 2018 foi assistente da artista Janaina Tschape em grande mural para SESC Guarulhos. Em 2020 mudou-se para Itatiba, onde começou a construção de um novo modo de trabalho: ao ar livre, explorando largas escalas, formas e interações ampliadas na busca de outros limites.
Em 2020 iniciou o projeto da dramaturgia Um Pássaro Canta, finalizado e impresso em 2021. O livro traz 5 dramaturgias que partem de séries visuais desenvolvidas no ateliê São. Atualmente, se divide entre o ateliê São, o ateliê Chão em Itatiba e obras site specific para no espaço do FAMA Museu São Pedro, em Itú. Participou da coletiva Do sagrado e do profano, na galeria Karla Osorio (Brasília, Junho/2021, curadoria de Fernando Mota). Tem instalação pictórica de grande formato “A Tempestade” (2021) na estância Caiman no Pantanal. Participou da coletiva Térrea recém inaugurada na sala de exposição do ateliê São.
Com pesquisa multidisciplinar, Paulo Lobo parte da sua relação com o suporte da pintura para adentrar e explorar os campos da escultura, literatura, vídeo, ação e fotografia dentro das suas potências de construção conjunta e da possibilidade política do contato entre eles.

Sobre a Galeria Karla Osorio
Criada em 2016, a galeria Karla Osorio atua para inserção de artistas contemporâneos no mercado e na cena institucional. Privilegia a produção mais inovadora em arte, com programa de exposições temporárias que fomenta várias linguagens e técnicas. Representa artistas brasileiros e estrangeiros. Participa de feiras de arte em vários países, sendo a única galeria de Brasília em algumas das melhores feiras do mundo em cidades como Basiléia, Chicago, México, Miami, Nova Déli, Nova York, Punta (Uruguai), além de Rio de Janeiro e São Paulo, entre outros. Apoia pesquisas e projetos inovadores, tem programa de cursos, palestras, parcerias com outros espaços e instituições, além de intervenções no espaço público. Desenvolve projetos com curadores visitantes e oferece residência artística com atelier, em espaço privilegiado. Atua também no mercado secundário. Além da sede em Brasília com amplo espaço expositivo no Lago Sul, com pavilhões e área externa com jardins, possui escritório em São Paulo.
.
Serviço: Exposição
“ALGUMAS PALAVRAS MÁGICAS” individual de Paulo Lobo
Local: Galerias 4 e 5 Pavilhão II
Abertura: Sábado, 1º de outubro, entre 11-15h Visitação até 28 de novembro. Segunda – sexta, 09-18h30 | Sábado 09-14h
Após a inauguração, a visitação é apenas com agendamento prévio por telefone, DM no instagram ou whatsapp.

Galeria Karla Osorio Endereço: SMDB Conjunto 31 Lote 1B – Lago Sul Brasília – DF CEP 71.680-310
Brasil Tel.: +55 61. 3367 6303 e 6353 #20 / +5561981142100 (whatsapp)
E-mail: karla.osorio02@gmail.com www.karlaosorio.com Instagram: https://www.instagram.com/galeriakarlaosorio