Galeria Karla Osorio apresenta exposição individual “AVESSO DO OCASO”, de Álvaro de Santana
Galeria 6 Pavilhão III
Abertura, sábado, 02 julho 2022, brunch, 10-15h

A Galeria Karla Osorio apresenta a exposição individual “AVESSO DO OCASO” do artista Álvaro de Santana, cuja abertura será dia 02 de julho, sábado, entre 10h-15h, em brunch para o público, com a presença da artista. Álvaro de Santana apresenta um conjunto de obras inéditas, pinturas em acrílico sobre tela representativas de seu processo da pintura em diálogo com a palavra.

Sobre a exposição
Esta é a primeira individual do artista em galeria e reúne 10 obras inéditas, recentes cujo pensamento é muito bem representado pelo texto de autoria do próprio artista que segue abaixo:
“O que acontece quando pensamos as coisas em seu avesso? E quando se fala do avesso da arte?
Nesse contexto, o avesso é a coisa em si, colocada em frente ao oposto de seu conceito original. O “Avesso do Ocaso” é o processo de elevar-se a outro lugar, de se colocar em nova perspectiva, observando o mundo com outros olhos. Por um pensamento que caminha nos meandros da filosofia da arte, Álvaro de Santana explora um jogo semiótico, onde elabora conversas entre a imagem e a palavra, em que esta última dá o norte conceitual da obra. Num processo constante de busca por palavras que chamam sua atenção, seja pela sonoridade, seja pelo seu significado, o artista cria a maior parte das obras com um diálogo que traz à vida novos significantes, os quais pretendem viver como novos signos. Em procedimento simples e despretensioso, um lugar vazio é mostrado ao espectador, que pode ser lançado ao mesmo, pois não lhe é entregue a sua história, nem rota para chegar. Uma mistura de mistério e solitude gera a perda da noção de tempo e espaço. As palavras “Ádito” e “Ocaso” são exemplos: a partir de seus sentidos, entram no processo da pintura, inscritas na tela ou apenas sugeridas. São o início do processo pictórico. Uma fala sobre santuários, lugares escondidos, outra fala de queda, do movimento sol que se recolhe. Elas são colocadas em xeque, como o próprio nome da exposição sugere: ocaso é contrariado, virado ao avesso”

Sobre o artista
Álvaro de Santana (1993) vive e trabalha no Distrito Federal. Bacharel em artes visuais pela Universidade de Brasília (UnB). Inicia sua pesquisa visual em 2012 na universidade, época em que teve contato com múltiplas linguagens, como a pintura, gravura e assemblage, ampliando seu espaço plástico e podendo experimentar mais livremente. Seu foco principal é a pintura a óleo e em sua pesquisa procura fazer associações íntimas entre palavra e imagem, vazio e mistério, significado e significante. Ao elaborar seu corpo de trabalho atua em algumas frentes conceituais, que vão da representação íntima do que sente ser brasileiro, à elaboração de composições metafóricas e oníricas de espaços vazios e jarros posicionados em nichos feitos em paredes supostas de lugares supostos, onde faz um jogo de associação entre palavra e imagem. Teve mostras individuais como: “Expo-Pretexto”, Galeria Olho de Águia Taguatinga (2018); “Exposição digital Voltas na Fita”, Guava Galery (2021) e “Presenças e Rastros”, Promotoria de Justiça – MPDFT/ Samambaia (2022).Participa de várias exposições coletivas, dentre as quais “Retina”, Museu Nacional da República (2016), ‘’Além da Forma”, Casa do Cantador, Ceilândia; “Dos que Habitam Crônicas – Galeria da FAU/UnB”; “Dos Recortes à Micro-Invasão”, Espaço Cultural Caixa d’Água, Taguatinga – DF; (2017); ‘’Dos Que Habitam Crônicas’’, na Galeria da FAU, UnB; “BURAQUEIRA”, Espaço Objeto Encontrado e “Qual o Nome da Sua Exposição de Arte Contemporânea?” Galeria Espaço Piloto/UnB, Brasília (2019).

Serviço:
“AVESSO DO OCASO” exposição individual de Álvaro de Santana Local: Galerias 6 Pavilhão III Serviço

A mostra ocorre paralelamente a mais duas exposições inaugurando no mesmo dia.
– “MEMÓRIA DOS RIOS: LUGARES SAGRADOS” individual de Rõmulo Andrade – Galerias 1, 2 e 3 Pavilhão I
– “HIATUS” exposição individual de Graziela Guardino Curadoria Carolina Lauriano – Galerias 4 e 5 Pavilhão II

Abertura: Sábado, 02 de julho, entre 11-18h Visitação até 08 de agosto.
Visitação: Segunda à sexta, 09-18h30
Sábado 09-14h, sempre mediante agendamento prévio por telefone, DM no instagram ou whatsapp.