Galeria Karla Osorio apresenta exposição individual “POÉTICAS DA IMPERMANÊNCIA”, de Bené Fonteles
Galeria 4, 5 e 6 Pavilhões II e III
Abertura, sábado, 13 agosto 2022, brunch, 10-15h
A Galeria Karla Osorio apresenta a exposição individual ‘POÉTICAS DA IMPERMANÊNCIA” do artista Bené Fonteles, cuja abertura será dia 13 de agosto, sábado, entre 10h-15h, com a presença do artista.
A exposição reúne 25 obras, sendo a quase totalidade inéditas, fruto da pesquisa e produção recente do artista desde que radicado no interior de Minas Gerais onde habita há quase 3 anos, perto de Poços de Caldas. A natureza é sempre presente como elemento essencial de sua produção há mais de 50 anos. Este elemento se reforça ainda mais aqui com obras construídas como homenagens às árvores em si. Em todas elas a matéria e o tempo estão presentes numa simbiose que é essencial, na obra densa e esplêndida do artista.
Sobre a exposição – Depoimento de Bené Fonteles
“Poéticas da Impermanência” é uma coleção de obras em que o tempo e matéria dialogam com resquícios da natureza como madeiras de uma árvore derrubada por um raio perto de minha casa e a elas associo ossos, conchas e corais marinhos, o objeto indígena para ponta de zarabatana, cabaça, arames, pregos de trilhos de trem e de antigas portas coloniais, canos de ferro, lixas usadas e outros materiais, tudo isso ordenando-se sobre papeis de fibras vegetais.
Há o bom humor na série “Impermanência” com os múltiplos de plástico das obras “Bichos” de Lygia Clark que estão prensados sobre fundo e vidro sobre fios de algodão puro que vão fazer analogia com sua obra inter-relacional “Baba Antropofágica”. Há nas obras o imenso prazer de fazer quase poemas visuais com objetos em que a passagem do tempo pela ferrugem, desgastes e outros efeitos me instigam e provocam a busca de uma harmonia e de uma beleza para celebrar minhas alegrias criativas»
Sobre o artista (1953, Bragança-PA)
Vive e trabalha entre Brasília e Caldas (MG). É artista plástico, jornalista, editor, escritor, poeta e compositor. Iniciou sua carreira em 1971, participando do 3º Salão Nacional de Artes Plásticas do Ceará. Desde então, transita entre a arte e o artesanato, baseando seu trabalho na transformação de materiais simples e muitas vezes frágeis, naturais ou pouco trabalhados pelo o homem, como pedras, pedaços de troncos, cordas, tecidos rústicos, arames, entre outros. Por cinco vezes participou da Bienal de São Paulo, com destaque para a 32ª edição, com o projeto Ágora: OcaTaperaTerreiro, sob convite de Julia Rebouças, assim como do Panorama de Arte Atual Brasileira no MAM de SP e mostras experimentais no Museu de Arte Contemporânea da USP. De suas exposições individuais, podem ser destacadas as mostras, “Sudários” no Espaço Cultural Contemporâneo – ECCO em Brasília, “Audiovisuais” e “Terra” realizadas na Pinacoteca do Estado de São Paulo, “Bené Fonteles” no Parque Lage no Rio de Janeiro e diversas outras. Também está presente em coleções privadas e em diversos acervos públicos e institucionais em cidades como São Paulo, Rio de Janeiro, Curitiba, Fortaleza, Belém, Cuiabá, Paris e Nova Iorque. Além do trabalho autoral como artista visual, já organizou e publicou diversos livros e catálogos sobre artistas como Rubem Valentim, Mario Cravo Neto, Athos Bulcão etc. Faz curadorias e projetos de expografia em artes visuais. Foi diretor do Museu de Arte da UFMT e Museu de Arte de Brasília e recebeu do Ministério da Cultura e da Presidência da República a Ordem do Mérito Cultural.
Sobre a Galeria Karla Osorio
Criada em 2016, a galeria Karla Osorio atua para inserção de artistas contemporâneos no mercado e na cena institucional. Privilegia a produção mais inovadora em arte, com programa de exposições temporárias que fomenta várias linguagens e técnicas. Representa artistas brasileiros e estrangeiros. Participa de feiras de arte em vários países, sendo a única galeria de Brasília em algumas das melhores feiras do mundo em cidades como Basiléia, Chicago, México, Miami, Nova Déli, Nova York, Punta (Uruguai), além de Rio de Janeiro e São Paulo, entre outros. Apoia pesquisas e projetos inovadores, tem programa de cursos, palestras, parcerias com outros espaços e instituições, além de intervenções no espaço público. Desenvolve projetos com curadores visitantes e oferece residência artística com atelier, em espaço privilegiado. Atua também no mercado secundário. Além da sede em Brasília com amplo espaço expositivo no Lago Sul, com pavilhões e área externa com jardins, possui escritório em São Paulo.
.
Serviço:
– “POÉTICAS DA IMPERMANÊNCIA ” individual de Bené Fonteles Galerias 4, 5, 3 e 6 Pavilhões II e III
Abertura: Sábado, 13 de agosto, entre 10-15h. Visitação até 26 de setembro, sexta-feira
Segunda à sexta, 09-18h30 | Sábado 09-14h, sempre mediante agendamento prévio por telefone, DM no instagram ou whatsapp.
Respeitando medidas preventivas da pandemia: número limitado de visitantes, uso obrigatório de máscara.
Endereço: SMDB Conjunto 31 Lote 1B – Lago Sul Brasília – DF CEP 71.680-310 Brasil Tel.: +55 61. 3367 6303 e 6353 #20 / +5561981142100 (whatsapp)
E-mail: karla.osorio02@gmail.com www.karlaosorio.com Facebook: https://www.facebook.com/galeriakarlaosorio Instagram: https://www.instagram.com/galeriakarlaosorio