A exposição “Um museu pra cada gueto” inaugura em 4 de novembro de 2025 na Galeria Karla Osorio, em Brasília, apresentando pela primeira vez uma mostra individual do artista carioca Aominê (Renan Aguena) na capital federal. Composta por 15 obras, muitas inéditas dos últimos dois anos, a exposição investiga a complexidade cultural e social do subúrbio carioca, destacando as políticas cotidianas e as estratégias de resistência empregadas pelo povo suburbano.
Descubra a exposição “Um Museu pra cada Gueto”
Na mostra, Aominê utiliza a abstração como ferramenta, retratando fragmentos do subúrbio do Rio de Janeiro e evidenciando a diversidade e profundidade desse território. Elementos como o samba, o funk e o rap aparecem como influências centrais, além da ancestralidade africana, representada por adinkras e vegetações exuberantes, especialmente plantas de poder. O visitante é convidado a refletir sobre a valorização dos territórios, o legado histórico de cada espaço e a beleza encontrada entre natureza e arquitetura periférica.
Sobre o artista Aominê(Renan Aguena)
Renan Aguena nasceu em 1990 e foi criado em Brás de Pina, Zona Norte do Rio de Janeiro. Sob o nome artístico de Aominê, é autodidata e se destaca por pesquisar profundamente o cotidiano suburbano, estabelecendo diálogos entre pintura, música e poesia. Sua produção artística desafia as estruturas convencionais de arte na cidade, questionando a concentração de espaços culturais e a valorização dos territórios periféricos.
Visitação da exposição “Um Museu pra cada Gueto”
A exposição estará aberta ao público até 25 de janeiro de 2026, no Pavilhão I da Galeria Karla Osorio, em Brasília. O horário de funcionamento é de segunda a sexta, das 10h às 19h, e aos sábados, das 10h às 17h. A entrada é gratuita, sendo recomendado agendamento prévio por telefone, e-mail, Instagram ou WhatsApp.
Galeria Karla Osorio
SMDB Conjunto 31 Lote 1B, Lago Sul, Brasília – DF
Contato: (61) 98114-2100 | karla.osorio02@gmail.com
Instagram: @galeriakarlaosorio | www.karlaosorio.com



