
Sobre a Galeria Karla Osorio
Criada em 2016, a Galeria Karla Osorio é a única de Brasília com presença internacional, participando de feiras em vários países. Além disso, sua diretora tem ampla experiência em arte contemporânea.
Legado do Espaço Cultural Contemporâneo – ECCO
Antes disso, em 2000, criou o ECCO – Espaço Cultural Contemporâneo que, por 15 anos, foi a principal instituição privada sem fins lucrativos dedicada à arte contemporânea em Brasília. No total, mais de 250 artistas participaram de exposições individuais e coletivas, com projetos educativos e cerca de 100 publicações.
Entre os artistas exibidos, destacam-se AES+F, Artur Barrio, Bené Fonteles, Cildo Meirelles, Hélio Oiticica, Mario Cravo Neto, Miguel Rio Branco, Nelson Leirner, Rosângela Rennó, Sebastião Salgado, Vik Muniz, Wang Qing Song, entre outros.
Do Gabinete de arte à Galeria Karla Osorio
Atualmente, a galeria representa artistas brasileiros e estrangeiros, tanto em começo quanto em meio de carreira, além de atuar no mercado secundário. Além disso, privilegia a produção artística inovadora e fomenta linguagens e técnicas diversificadas. Dessa forma, seu programa tem um foco importante em geometria, minimalismo e poesia visual, além do abstracionismo na pintura, sobretudo.
Ademais, tem também a preocupação de apoiar artistas que tratam de questões de gênero e abordam temas sócio-políticos com apuro, aprofundando questões sobre seu próprio tempo. Para isso, desenvolve um projeto de estímulo a novos colecionadores e de inclusão de artistas no cenário nacional e internacional.
Localização
A galeria está localizada em um local muito único, com 5 pavilhões, 6 galerias e um programa de residência artística, unidos por um amplo jardim utilizado para obras de espaço público.
Além disso, mantém uma programação de exposições temporárias, lançando publicações com textos curatoriais bilíngues. Oferece também cursos, oficinas e intervenções no espaço público, frequentemente em parceria com outras instituições.