Defeito de Identidade: Exposição de Lucio Salvatore com Curadoria de Marc Pottier
Sobre a Exposição
A Galeria Karla Osorio e a Embaixada da Itália no Brasil têm o prazer de apresentar “Defeito de Identidade”, a primeira exposição em Brasília do renomado artista italiano Lucio Salvatore. A mostra, que conta com a curadoria de Marc Pottier, exibe quase 40 pinturas inéditas criadas nos últimos dois anos.
As obras de Salvatore exploram as políticas de identidade, migração e deslocamento, desafiando as percepções de pertencimento e exclusão. Utilizando fragmentos visuais como retratos de plantas e imagens históricas, as composições de Salvatore funcionam como declarações políticas e formas estéticas de resistência.
A Importância da Complexidade
Lucio Salvatore explica que suas pinturas são um ato de resistência à banalização ideológica da realidade. Ele busca sustentar a complexidade do presente, desafiando narrativas identitárias fundamentalistas que colocam o “outro” em uma posição de erro. Suas obras atuam como um instrumento crítico, tecendo múltiplas temporalidades e resistindo à simplificação.
Por que Brasília?
Segundo Salvatore, apresentar a série em Brasília tem uma importância simbólica, pois a cidade é um palco onde poder, identidade e a luta por reconhecimento são debatidos. Brasília reflete as tensões presentes nas pinturas do artista, incluindo o atrito entre ideologia e experiência vivida.
Sobre o Artista
Lucio Salvatore é um artista ítalo-brasileiro que vive e trabalha entre o Rio de Janeiro e Sant’Elia Fiumerapido. Seu trabalho partiu da condição de estrangeiro, desenvolveu poética a partir de processo criativo experimental. Seu interesse está na relação fundadora entre a complexidade da formação do pensamento abstrato e das narrativas históricas, além da síntese que ocorre na experiência sensível da obra.
Cada elemento sensorial de suas obras incorpora elemento cerebral da visão de Salvatore, cujas chaves de interpretação possíveis abrem caminhos de aprofundamento dos temas, macro e micropolíticos, abordados com desejo de emancipação.
O artista tem obras em diversas coleções públicas como Museu de Arte Moderna MAM Rio de Janeiro, Museu de Arte Contemporânea MAC Niterói, Museu Nacional de Belas Artes, MNBA Rio de Janeiro.
Ele apresentou seu trabalho em exposições individuais no Museu do Meio Ambiente, Rio de Janeiro (2022), Museu Nacional de Belas Artes, Rio de Janeiro (2021), Museu de Arte Moderna, Rio de Janeiro (2017-2018), Palazzo Pamphjli, Roma (2017), Museu Brasileiro de Escultura e Meio Ambiente, MuBE São Paulo (2011), Centro Cultural Correios, Rio de Janeiro (2010, 2014, 2015, 2016) dentre outros.
Sobre a Galeria Karla Osorio
Desde 2017, a Galeria Karla Osorio se dedica a inserir artistas contemporâneos no mercado e na cena institucional. Com um programa de exposições temporárias e participação em feiras internacionais, a galeria apoia pesquisas inovadoras e oferece residência artística em um espaço privilegiado em Brasília. Saiba mais.
Serviço
📅 Em cartaz: De 12 de março a 23 de abril de 2025
📍 Local: Pavilhão II, Galerias 4 e 5
⏰ Visitação: Segunda a sexta, das 9h às 18h30; Sábados, das 9h às 14h30
🎟️ Entrada gratuita: Mediante agendamento prévio