Verena Smit
São Paulo, Brasil, 1984 Vive e trabalha em São Paulo, Brasil
Em geral as obras da artista VERENA SMIT acontecem dentro da lógica de duas realidades antagônicas que podem conviver perfeitamente: alguns trabalhos partem de uma esfera de vivência íntima, mas também lidam com questões universais; outras obras demandam um contato individual, e se realizam igualmente na fruição coletiva; outras, ainda, falam de como as coisas são, ao mesmo tempo que apontam para o que elas podem vir a ser. Esta duplicidade é muitas vezes originada no jogo, um ato-chave em muitos de seus trabalhos.
Nos jogos de palavras, por outro lado, as operações são menos brincadeiras e mais incisões contundentes, deslocamentos precisos de linguagem que inauguram novas esferas de interpretação, igualmente divergentes. Uma letra apagada desvia radicalmente os sentidos pretendidos, um verbo deixa de ser verbo; um objeto tem sua função subvertida e ganha novos usos, poéticos ou práticos. Por trás da aparente simplicidade desses procedimentos reside, no entanto, uma preocupação profundamente minuciosa e precisa da artista em articular esses paradoxos da maneira mais potente possível.
A artista produz em diversas mídias, mas sobretudo desenhos, objetos e Neons, além de muitos projetos de instalação e obra de espaço público.

WhatsApp: Fale comigo! | Text-me!