Abertura
Sábado, 27 de julho 2024 BRUNCH entre 11-15h
Pavilhão II galerias 4, 5 e jardins
A Galeria Karla Osorio apresenta a exposição “A TEXTURA E O ORGÂNICO COMO FORMAS”, primeira individual do artista Hugo França em galeria em Brasília. Conhecido por esculturas e móveis majestosos construídos em madeira, o artista desembarca em Brasília com seleção especial de 26 obras, grande parte recente e inédita. A abertura acontece sábado, dia 27 de julho, com brunch nos jardins da galeria e ocupa também 2 galerias.
Sobre a exposição
Madeiras de árvores caídas na mata ou de velhas canoas abandonadas ganham uma segunda vida nas mãos do artista e designer, que busca ressignificar materiais de forma sublime. A exposição investiga a trajetória e técnica artesanal de Hugo França, reunindo conjunto de 26 obras – esculturas, bancos, mesas, cadeiras etc.. Criações de 2014 até peças atuais, que ficam divididas entre o ateliê do artista em Trancoso e sua galeria-escritório em São Paulo. Fortes e muito pesados (alguns até mais de 1tonelada !), são esculpidos diretamente em troncos semi-queimados, canoas e raízes de grandes árvores, causando grande impacto ao espectador. A técnica perfeita e o talento inigualável do artista são nítidos e transmitido pela potência das obras, que estarão expostas até 14 de setembro com visitação gratuita, mediante agendamento prévio.
Sobre o artista
Hugo França nasceu em Porto Alegre, em 1954. Formado em engenharia, começou a desenvolver seu método de projeto a partir da observação da natureza e das necessidades do homem. Nos anos 80 mudou-se para Trancoso (BA), onde percebeu o grau de desperdício na extração e uso da madeira. Essa vivência pautou seu trabalho. A técnica artesanal aprendida pela observação dos nativos pataxós na confecção de canoas foi seu modo de concretizar esse conceito e transformá-lo em peças raras e únicas, remetendo ao que parecia esquecido pelo homem. Suas esculturas mobiliárias são criadas de modo singular. As peças são resultado de sua sensibilidade em perceber função para formas sugeridas pela natureza. O artista faz com a natureza parceria criativa e de cooperação ecológica já que toda a matéria-prima utilizada são resíduos florestais encontrados em áreas desmatadas e queimadas Hugo ganhou inúmeros prêmios como Top Ten Brasil Faz Design do Museu da Casa Brasileira (1998) e da publicação americana House & Garden como um dos “50 New Tastemakers” (2007). Em 2007 lançou livro sobre sua obra escrito por Evelise Grunow e editado pela Viana & Mosley e, em 2008, o livro “The Story of the Tree” – projeto homônimo e simultâneo à sua exposição individual na Galeria R & Company, de Nova Iorque. Hugo possui obras em diversas coleções, inclusive está presente de modo magistral em Inhotim (MG) e na Usina de Arte (PE), os dois maiores parques de escultura e arte contemporânea do Brasil.
Sobre a galeria
Conheça a Galeria Karla Osorio aqui.
Serviço
Abertura sábado, dia 27 de julho, BRUNCH entre 11-15h Pavilhão II (galerias 4, 5 e Jardins)
Apoio: AMBEV (Stella pure gold e Brutal Fruit)
Em cartaz até domingo, 15 de setembro de 2024
Visitação: segunda a sexta, 9h- 18h30, sábados 9h-14h30
A entrada é gratuita, mediante agendamento prévio por telefone, email, DM no Instagram ou WhatsApp.