Mar Que Traz, Também Leva: Exposição de Guilherme Almeida com Curadoria de Tarcísio Almeida
Sobre a Exposição
A Galeria Karla Osorio apresenta “Mar Que Traz, Também Leva”, a primeira exposição em Brasília do artista baiano Guilherme Almeida. Com curadoria de Tarcísio Almeida, a mostra conta com 21 pinturas recentes, a maioria inéditas, que são fruto da pesquisa iniciada com a exposição “Desfrutar do Tambor” (Salvador, 2024).
As obras desta série exploram a vida litorânea da Bahia através das músicas de Dorival Caymmi, especialmente do álbum “Canções Praieiras”. As pinturas narram a partida dos pescadores para o mar, mostrando a perspectiva perigosa e incerta da vida no mar. O trabalho é dividido em três camadas: Mistério, Partida e Chegada.
A Importância da Complexidade
Tarcísio Almeida, curador da exposição, destaca que Guilherme Almeida utiliza recortes de noticiários e fotografias em suas pinturas, criando um processo de documentação de contextos, comunidades e histórias. As obras tensionam o desejo de expandir o lugar da pintura, inserindo novas camadas de sentido e reforçando a conexão com a cultura baiana.
Sobre o Artista
Guilherme Almeida (Salvador, 2000). Vive e trabalha na Bahia, realizando pinturas, escultura e instalação. Integra geração de artistas que trazem objetos do seu cotidiano para enfatizar dar protagonismo à história, às memorias e à vida do corpo negro.
Para uma abordagem realista de sua pesquisa o artista se debruça sobre experiencia do seu corpo e espaço, usaálbuns fotográficos, narrativas, objetos familiares. Traz personagens reais para fortalecer e divulgar a vida de pessoas afro-brasileiras.
Sua pesquisa apresenta questões complexas e irônicas com relações de poder e espaço, trazendo personalidades que tem importância na história nacional e internacional: são intelectuais, ativistas, artistas. Mas também trata dos valores da liberdade e beleza de famílias afro-brasileiras, os sonhos das crianças negras e momentos comuns da vida repleta de afeto, amor, conquistas e união.
Na série “Destruição dos Mercados”, o artista mescla as linguagens e usa jornais para mostrar figuras negras sorrindo, portando dentes de ouro e prata em posição de destaque sobrepondo e cobrindo grande parte das informações e as capas dos jornais, onde a maioria das vezes pessoas negras estão em notícias subalternas.
Em 2017 integrou oficinas de pintura no Museu de Arte Moderna da Bahia onde começa seus primeiros trabalhos com pintura e em 2018 iniciou Bacharelado em Artes Plásticas na Universidade Federal da Bahia.
Sobre a Galeria Karla Osorio
Fundada em 2017, a Galeria Karla Osorio se dedica a inserir artistas contemporâneos no mercado e na cena institucional. Com um programa de exposições temporárias e participação em feiras internacionais, a galeria apoia pesquisas inovadoras e oferece residência artística em um espaço privilegiado em Brasília.
Serviço
📅 Em cartaz: De 12 de março a 23 de abril de 2025
📍 Local: Pavilhão I, Galerias 1, 2 e 3
⏰ Visitação: Segunda a sexta, das 9h às 18h30; Sábados, das 9h às 14h30
🎟️ Entrada gratuita: Mediante agendamento prévio