=

Primavera, de Estela Sokol

sábado, set 21

A Galeria Karla Osorio apresenta a exposição Primavera, primeira individual de Estela Sokol em Brasília que reúne mais de 50 obras e tem texto curatorial de Julie Dumont, cuja abertura aconteceu sábado, dia 21 de setembro, com happy hour nos jardins da galeria, onde a mostra ocupa 2 pavilhões e 5 galerias. A mostra fica em cartaz até 16 de novembro de 2024.

 Abertura: Sábado, 21 de setembro de 2024, com um happy hour na Galeria Karla Osorio, em Brasília.

Sobre a exposição

A exposição “Primavera” de Estela Sokol sintetiza uma década de sua produção artística, centrada na essência das formas e da cor e suas relações com a luz e o espaço. Dialogando com o neo-concretismo, a estética relacional e atualizando o conceito do sublime, Sokol convida o espectador a interagir não só com a arte, mas com o ambiente. Como diz o texto curatorial da curadora belga Julie Dumont para a mostra: “o trabalho da artista propõe nova perspectiva poética sobre a relação entre humanidade e natureza.

Sua busca conceitual desdobra em suas obras o interesse pelo equilíbrio, operando um jogo de pesos e tensões entre matérias e formas, uma ida e volta entre o dia e a noite, o sol e a lua. Evidencian busca constante pela essência geométrica de coisas e cores, suas relações com o espaço. No jogo de simetrias, Estela Sokol estabelece relação direta com o mundo, suas silhuetas e nuances que ela sintetiza ao extremo. Assim, encontramos nos seus trabalhos, as estruturas e a paleta do cotidiano: o laranja meio tóxico de um pôr do sol urbano, o rosado do amanhecer na beira do mar, os contornos suaves sob o luar, ou ainda os reflexos capturados na superficie da água ou do manto branco da neve, deslocados agora nas paredes expositivas”.

Sobre a artista

Estela Sokol (1979, São Paulo) vive e trabalha na cidade de São Paulo. Sendo cor e luz os elementos centrais de sua pesquisa, a artista transforma o uso dos materiais para aproximar o raciocínio pictórico de esculturas e objetos. Nos seus trabalhos, utiliza diferentes materiais, como cera de abelha, resina, espuma, pigmento, pedra, parafina, concreto, latão, madeira, cobre, grafite, tecidos e
plásticos diversos, cerâmica, entre outros. a artista os combina a matérias-primas e procedimentos de pintura como encáustica, tingimento, veladuras, spray e esmaltes, insistindo em buscar um novo estatuto para a cor.

As diferentes nuances e mudanças de tonalidade são recorrentes nos trabalhos e processos da artista, revelando-se, de forma mais enfática, nos trabalhos de arte pública e intervenção na natureza, bem como nas pinturas realizadas sem o uso de tinta. Nos últimos anos, realizou exposições individuais em lugares como Museu da Taipa (Macau, China), Gallery 32 (Londres, Inglaterra), Paço das Artes (São Paulo, Brasil), Centro Universitário Maria Antonia (São Paulo, Brasil), Galerie Wuensch (Linz, Austria), Palácio das Artes (Belo Horizonte, Brasil) e Centro Cultural São Paulo (São Paulo, Brasil). Participou de mostras coletivas, como: “ Gasträume Public Art” (Zurique, Suíça); “13a edição da Bienal do Mercosul” (Porto Alegre, Brasil); “Prometheus Fecit”, no Museu Nacional de Soares dos Reis (Porto, Portugal); “Além do Ponto e da Linha”, no Mac Usp (São Paulo, Brasil); “3a Bienal Del Fin Del Mundo” (Ushuaia, Argentina); “16a bienal de Cerveira” (Cerveira, Portugal); “Light Art Biennale” (Linz, Austria); “Intervenções Urbanas Bradesco Artrio”, no Museu da República (Rio de Janeiro, Brasil); “Bienal Tridimensional Internacional”, no Museu Histórico Nacional (Rio de Janeiro, Brasil); e “Nova Arte Nova”, no Centro Cultural Banco do Brasil (Rio de Janeiro e São Paulo, Brasil) entre outras.

Sobre a Galeria Karla Osorio

Saiba mais aqui ou no site da artista.

Serviço

  • Período: 21 de setembro a 16 de novembro de 2024
  • Local: Pavilhão I e II (galerias 1, 2, 3, 4 e 5)
  • Visitação: segunda a sexta, 9h-18h30; sábados, 9h-14h30