Asim Waqif

Ele estudou arquitetura na Escola de Planejamento e Arquitetura de Delhi. Depois de trabalhar inicialmente como diretor de arte para cinema e televisão, ele mais tarde começou a fazer vídeos e docu-mentários independentes antes de se dedicar a uma prática artística dedicada. Seus projetos recentes tentam cruzar arquitetura, arte e design, com uma forte referência contextual ao planejamento urbano contemporâneo (ou à falta dele) e à política de ocupação, intervenção e uso do espaço público. Alguns de seus projetos se desenvolveram em prédios abandonados e abandonados da cidade que funcionam como espaços de atividade escondidos para os marginalizados.
Preocupações de ecologia e antropologia muitas vezes se entrela-çam em seu trabalho e ele fez uma extensa pesquisa sobre siste-mas vernaculares de gestão ecológica, especialmente no que diz respeito à água, resíduos e arquitetura. Suas obras muitas vezes empregam processos manuais que são deliberadamente meti-culosos e trabalhosos, enquanto os próprios produtos são muitas vezes temporários e às vezes até projetados para se decompor.
Ele trabalhou em escultura, instalação pública site-specifi c, vídeo, fotografi a e, mais recentemente, com instalações interativas de gran-de escala que combinam tecnologias tradicionais e novas mídias.
Waqif realizou exposições individuais na Nature Morte, Nova Delhi e Galerie Templon, Paris em 2013, e no Palais Tokyo, Paris em 2012. Select Work inclui: Durga Puja Pandal em Kolkata (2019), Offsite at Vancouver Art Gallery (2017), 8ª Trienal Ásia-Pacífi co (2015); Pa-vilhão de Detritos na Bienal de Marrakech (2014); Bordel Monstre (2012) no Palais de Tokyo, Paris; Andekhi Jumna (2011); Residên-cia na Skowhegan School of Painting and Sculpture, EUA (2011).