Wang Qingsong

Nascido em Daqing, província de Heilongjiang na China. Vive e trabalha em Pequim. Fez seus estudos na Academia de Belas Artes de Sichuan, China. Apesar de ter se especializado em pintura à óleo na faculdade, nos últimos anos se dedicou à fotografia de grande formato. Considerado um dos artistas mais críticos da China, suas fotografias monumentais tratam de temas políticos como a educação, a emigração, publicidade e mídia.

Começou seu percurso artístico na Bienal de Taipei e desde então participou de inúmeras exposições coletivas e individuais em todo mundo. Dentre os lugares que expôs estão Turino, São Paulo, Fukuoka, Munique, Nova Iorque, Madri, Seul, São Diego, Montpellier, Havana, Roma, Curitiba, Pequim. Participou da 10a Exposição Internacional de Arquitetura da Bienal de Veneza. Realizou exposições individuais na Galerie Loft em Paris, Albion Galery em Londres, espaço ECCO em Brasília, International Center of Photography em Nova Iorque, Koege Museum na Dinamarca. Em 2006, ganhou o prêmio “Outreach” no Rencontres de la Photographie em Arles, França.

Suas obras de arte integram renomadas coleções como a da Maison Européene de la Photographie, Museu de Arte White Rabbit, Museu de Arte de São Francisco, Galeria de Arte Moderna de Queensland, Museu de Arte de Denver, Instituto de Arte Moderna de Valencia, Museu Victoria e Albert, Museu de Arte de Aspen, MUMOK, Museu da Filadélfia, Museu do Brooklyn, Casa da fotografia de Moscou, Museu Nacional (Brasil), Galeria de Arte de Queensland e no Centro Internacional de Fotografia de Nova Iorque.