Galeria Karla Osorio apresenta exposição individual “Constelação Transitória – nuances efêmeras”, Josiane Dias
Galeria 1, 2 e 3 Pavilhão I
Abertura, sábado, 1º outubro 2022, brunch, 11-15h

A Galeria Karla Osorio apresenta a exposição individual “Constelação Transitória – nuances efêmeras” da artista Josiane Dias, cuja abertura será dia 1º de outubro, sábado, entre 11h-15h, com a presença da artista e do curador
A exposição inclui 2 séries recentes: “Em transe” e “Tel Aviv Bus Station”, com 24 fotografias, formatos médio e grande, todas inéditas no Brasil.

Sobre a exposição Veja abaixo breve texto curatorial do curador Rodrigo Vilela
“Josiane Dias apresenta na exposição duas séries recentes: “Em transe” e “Tel Aviv Bus Station”. Ambas poderiam ser vistas, de início, como diametralmente opostas. No entanto, a artista nos guia por imagens conectadas por pontos e linhas de cor, que estruturam imagens de distintas naturezas.
“Em transe” traz uma sequência de fotografias de banhistas, com suas toalhas, cadeiras, livros, cangas, chinelos e crocs que pontuam um tipo de vivência muito específica: aquela praia sempre esteve ali, impassível, com suas pedras, vento e horizonte, e o que muda são os transeuntes banhistas de veraneio, que alteram a paisagem, suas cores, formas e gestos, sua presença anti-natural.
Por meio de imagens manipuladas digitalmente, Josiane traz cores saturadas, que estão nas imagens, mas não representam aqueles cenários. No entanto, suas composições criam um ambiente tanto familiar quanto artificial, e colocam esses personagens em primeiro plano do foco do espectador, como se sempre estivessem ali, naturalmente.
Já na série “Tel Aviv Bus Station” Josiane apresenta um registro fragmentado de um edifício bauhausiano na cidade-símbolo da escola alemã no pós-guerra. Quando a escola Bauhaus foi fechada em 1933, muitos de seus talentosos integrantes migraram para Tel-Aviv, que recebeu considerável contingente de professores da extinta escola. A cidade conta com mais de 4 mil edifícios construídos no estilo Bauhaus, entre eles, a monumental estação de ônibus da cidade, cuja construção começou em 1967 e terminou em 1993, com seus mais de 230 mil m², mais de mil lojas e uma gigantesca estrutura labiríntica.
Se o propósito da arquitetura foi criar um ambiente funcional, o olhar da artista se ateve justamente aos elementos-símbolo dessa arquitetura que associa formas básicas (quadrados, triângulos e círculos) e cores primárias, com sua arquitetura cúbica branca e racionalista, tal qual o preceito da escola. Nessa série, os pontos de cor não só iluminam a estrutura, mas estruturam o olhar e criam geométricas paisagens artificiais surrealistas, arquitetônicas por princípio, na qual não à toa não cabe a presença humana.
Nesse jogo de cores, planos, perspectivas e linhas, Josiane Dias apresenta uma dialética de presença e ausência, melancolia e futurismo. Se os espaços preenchidos pela participação humana estão na natureza e não na cidade, qual o lugar do homem no mundo contemporâneo?
Nada mais natural do que apresentar esses trabalhos em Brasília, cidade-símbolo da arquitetura modernista e da intervenção humana na paisagem natural. Num escrito do arquiteto holandês Rem Koolhass sobre a capital federal, o prêmio Pritzker afirma: “A modernidade é fundamentalmente efêmera, nunca teve a intenção de durar. Na melhor das hipóteses, a arquitetura moderna é uma membrana mínima separando uma porção de um espaço para, temporariamente, torná-lo útil para alguma finalidade específica. A estética do moderno é uma constelação de nuances que se destina a ser transitória”.

Sobre a artista
Josiane Dias é artista visual e fotógrafa brasileira que vive e trabalha atualmente entre Brasília e São Paulo. Desde 1993, quando deixou sua cidade natal, Curitiba, ela viveu em Genebra, Tóquio, Nova York e Tel Aviv. Viver em países e culturas diferentes influenciou sua fotografia em diversos níveis. Seu trabalho é inspirado na paisagem urbana e natural, mas não em um sentido literal. Ela procura o despercebido e o detalhe inesperado dessas paisagens, por algo efêmero e poético.
Josiane estudou fotografia no International Center of Photography (ICP) e artes visuais na National Academy School, ambas escolas em Nova York, NY. Participou de várias exposições coletivas em Nova York, incluindo o National Academy Museum, Soho Photo Gallery e a sede da Organização das Nações Unidas (ONU), além de outras em Genebra, Veneza, Roma, Tel Aviv, e Nagóia. Teve 3 exposições individuais: Galeria do Consulado Geral do Brasil, em Nova York, na galeria do Teatro Jaffa, em Tel Aviv e na galeria espace L, em Genebra.
Também participou de feiras internacionais tais como SCOPE Miami, ARTEXPO New York e The Affordable Art Fair New York e seu trabalho está em coleções particulares nos Estados Unidos, Israel, Brasil, Bélgica e Suiça.

Sobre a Galeria Karla Osorio
Criada em 2016, a galeria Karla Osorio atua na inserção de artistas contemporâneos no mercado e na cena institucional. Privilegia a produção mais inovadora em arte, com programa de exposições temporárias que fomenta várias linguagens e técnicas. Representa artistas brasileiros e estrangeiros. Participa de feiras de arte em vários países, sendo a única galeria de Brasília em algumas das melhores feiras do mundo em cidades como Basiléia, Chicago, México, Miami, Nova Déli, Nova York, Punta (Uruguai), Rio de Janeiro e São Paulo, entre outros. Apoia pesquisas e projetos inovadores, tem programa de cursos, palestras, parcerias com outros espaços e instituições, além de intervenções no espaço público. Desenvolve projetos com curadores visitantes e oferece residência artística com atelier, em espaço privilegiado. Atua também no mercado secundário. Além da sede em Brasília com amplo espaço expositivo no Lago Sul, com pavilhões e área externa com jardins, possui escritório em São Paulo.
.
Serviço:
Exposição
“CONSTELAÇÃO TRANSITÓRIA – nuances efêmeras” individual de Josiane Dias Local: Galerias 1, 2 e 3 Pavilhão I
Abertura: Sábado, 1º de outubro, entre 11-15h Visitação até 21 de novembro. Segunda à sexta, 09-18h30 | Sábado 09-14h,
sempre mediante agendamento prévio por telefone, DM no instagram ou whatsapp.

Galeria Karla Osorio Endereço: SMDB Conjunto 31 Lote 1B – Lago Sul Brasília – DF CEP 71.680-310 Brasil Tel.: +55 61. 3367 6303 e 6353 #20 / +5561981142100 (whatsapp) E-mail: karla.osorio02@gmail.com www.karlaosorio.com Facebook: https://www.facebook.com/galeriakarlaosorio Instagram: https://www.instagram.com/galeriakarlaosorio