+55 61 3367 6303 #20 info@karlaosorio.com

Karla Osorio Projects
na Design Miami 2018
Setor Curio | Estande C10, 5-9 de dezembro
Preview, 04 de dezembro

A Karla Osorio Projects apresenta sua participação na Design Miami 2018, o fórum mundial de design, reunindo os mais influentes colecionadores, galeristas, designers, curadores e críticos de todo mundo, celebrando a cultura do desgin e do comércio.

A galeria de arte que tem origem em Brasília também inaugura sua iniciativa paralela chamada Projects e mostra obras do artista minimalista histórico, Roland Gebhardt.

Com uma carreira principalmente devotada ao design, ele participou de projetos urbanos e de larga escala nos Estados Unidos, Europa e Japão, criando uma linha de mobília escultórica nos anos 90 e 2000. E mesmo neste meio tempo ele nunca abandonou sua prática artística, produzindo trabalhos que não foram exibidos em quase trinta anos.

Desde o início, sua pesquisa sobre o vazio o inspira – a repetição metódica, predileção por objetos, temas e volumes e sua natureza enigmáticas são características de seu trabalho. O artista “interfere” usando secções e incisões em sólidos e materiais orgânicos, como pedras, madeira, aço, papel, alumínio, frutas, vegetais e livros. Gebhardt reconta as histórias destes materiais, desnaturando-os e criando novas linhas geométricas.

O vocabulário e materiais usados em sua mobília são familiares, promovendo uma sensação de tranquilidade e conforto, e ao mesmo tempo, suas formas escultóricas são únicas e inovadoras. O desenho dimensional é minimalista, simples e sem adornos, seguindo princípios de marcenaria e montagem que respeitam a matéria usada. Cada peça é fidedigna aos princípios de design e estão ligadas à sua carreira artística.

Sobre o designer

Nascido em Paramaribo, Suriname (1939), educado na Holanda, Suíça e Alemanha, vive e trabalha em Nova Iorque. Mestre em Artes pela Academia de Arte de Hamburgo (1964). Gebhardt é um escultor cujo trabalho minimalista tem sido mostrado pelo mundo e está presente em várias coleções proeminentes. Melhor conhecido pelas suas esculturas monolíticas dos anos 70, explorando o conceito de vazio linear, algumas funcionando como obras públicas em grande escala (ex: Wave Hill e Storm King, em Nova Iorque). Iniciou sua carreira com o grupo de artistas minimalistas como Donald Judd, Carl Andre, Richard Serra, Brice Marden, entre outros durante exposições entre as décadas de 70 e 80, incluindo a mostra “The Minimal Tradition” no Aldrich Museum. Em 2008 ele inaugurou a obra multimídia “The One Tribe” no Art & Technology Center 3LD em Nova Iorque em fez mascaras escultóricas na série “Dancing Sculpture”. Produziu série de máscaras, explorando a identidade e colaborou com artistas de outras disciplinas, inclusive na peça multimídia “A Única Tribo”, no (2008). Desde 2013 ele conduz experimentos no Storm King Art Center e no Instiute Chautauqua, mostrando as relações espaciais   construídas na interseção da identidade, escultura abstrata e paisagismo. Em 2014, apresentou “Troféus” colaboração única entre a escultura, dança e música que explora questões de identidade e transformação do ser vivo (Erie Art Museum em Erie, Pensilvânia). É bastante ativo em atividades comunitárias relacionadas a preservação do planejamento urbano e arquitetura em Nova Iorque. Por muitos anos se dedicou ao design, participando de projetos nos Estados Unidos Europa e Japão, criando linhas de mobiliário escultóricas. Ele nunca abandonou sua produção artística e autoral, mas deixou de mostra-las por quase quatro décadas. Nos últimos anos desenvolveu a série de desenhos tridimensionais em papel e impactantes esculturas em aço cortén, alumínio e zinco, mantendo a tradição do minimalismo e da escultura conceitual. Recentemente mostrou o seu trabalho exibido em exposição individual em Brasília/DF e em feiras como SP-ART, VOLTA Basel e NY, EXPO Chicago, India Art Fair, entre outras.

Information

Karla Osorio Projects
Setor Curio
Estande C10Meridian Avenue & 19th Street
Miami Beach, USA
Design Miami/ é adjacente ao Miami Beach Convention Center, a uma curta distância da Art Basel Miami Beach.
Pré-estreia

Terça, 4 de dezembro, 12-19h

Vernissage
Qua, 5 de dezembro, 10-12h

Visitação

Qua, 5 de dezembro, 12-20h
Qui, 6 de dezembro, 10-20h
Sex, 7 de dezembro, 11-20h
Sáb, 8 de dezembro, 12-20h

Dom, 9 de dezembro, 12-18h