Graziela Guardino, José Ivacy, Matheus Marques Abu, Selva de Carvalho e Verena Smit.

Abertura, quarta, 14 de setembro de 2022, 13-21h na Marina da Glória, Av. Infante Dom Henrique, S/N – Glória, RJ

A Galeria Karla Osorio apresenta cinco artistas para a feira de arte ArtRio 2022

Breve texto curatorial sobre a seleção de artistas e obras para o estande da feira.

DESAFIAR LIMITES
CONQUISTAR ESPAÇOS
BUSCAR NOVAS LINGUAGENS
AMPLIAR POÉTICAS
REPENSAR O MUNDO

São traços que aproximam o processo criativo dos cinco artistas selecionados para a ARTRio 2022.
Cada um à sua maneira está em busca constante, implementa pesquisas tanto intimistas, quanto universais. Todas pungentes, em técnicas distintas, em seus próprios tempos, sempre resultam em obras que trazem beleza, emoção e esperança. Que carregam em si narrativas densas, quase diários, recortes de tempos vividos ou que se almeja viver.
A natureza tem seu marco evidenciado em cada uma delas, a poesia e o social também.
Rastros de força e pungência profunda são evidentes nas obras de Graziela Guardino, José Ivacy, Matheus Marques Abu, Selva de Carvalho, Verena Smit. Vamos nos levar por esta contemplação e o engajamento será inevitável – tambem desejável. Seguimos com curadores que já pensaram sobre a obra de cada um.

Sobre os artistas

Graziela Guardino:

Graziela Guardino investiga as forças binárias que a vida apresenta. Seu trabalho consiste em uma paleta de cores restrita, retratando ambiguamente experiências dicotômicas como ausência e presença, escuridão e luz, fragilidade e resistência: noções que acompanham a existência humana. Consequentemente, suas pinturas oferecem uma metáfora visual de como essas dualidades opostas podem existir simultaneamente e causar questionamento e compreensão em nossas vidas. Através de um processo de experimentação, construção, desconstrução, corte, pintura, puxão de fios e costura, formas simétricas e assimétricas são criadas e justapostas evocando uma sensação de espaço, volume e distância enquanto texturas e camadas revelam o grau de respostas psicológicas de tais indivíduos. experiências. Nascida em São Paulo, Brasil, Graziela vive e trabalha em Sydney, Austrália. Suas exposições individuais recentes incluem The Breath of an Empty Space, Hong Kong Visual Art Centre, Not as dark as a silent house, Rubicon Gallery, Melbourne e Finite Infinity, May Space Gallery, Sydney. Seu trabalho também foi incluído em prêmios de arte de prestígio na Austrália, como The Churchie Emerging Art Prize, Muswellbrook Art Prize e Fisher’s Ghost Award. Graziela concluiu seu Mestrado e Pesquisa com Mérito e Distinção pelo Royal Melbourne Institute of Technology em 2017.

José Ivacy:

Desde os anos 80 trabalha intensamente com obras que tem como característica a artesania e a manipulação de diversos materiais, principalmente a madeira e metais. Visível em suas pinturas e objetos, um complexo conjunto de formas geométricas e orgânicas, percorrendo um caminho próprio no campo da inventividade. Participou de diversas mostras coletivas de artistas em Brasília e atualmente dedica-se ao trabalho de atelier em Sobradinho, onde vive e administra a galeria ManOObra.
Ivacy cria projeto construtivo ímpar com obras, para fora e para dentro de qualquer espaço proposto, inéditas e transcendentes contribuições raras como as de Celso Renato, Emanuel Nassar e Marcone Moreira. Artistas que não sabem o que é medo do ter e do “tempo rei” transformador e transmutador. Tiram partido de sua desconstrução e reinventam-se, reinventam a pintura escapando da armadilha formalista. Ivacy liberta a pintura como objeto com extraordinária coragem e ousadia fazendo de matéria e tempo uma Unidade na Poesia. Como disse Bené Fonteles, “Ivacy é um testemunho obsessivo e voraz do que sempre foi, é e será do eterno agora. A sua arqueologia de uma memória que nos busca inteiro e intenso num “futuro ancestral”, aponta para uma eternidade impregnada e consolidada na matéria densa, mas que dança ágil dando voz as vozes da vontade de leveza”.
O artista tem obras em várias coleções públicas e privadas, inclusive nos Museus de Arte da República, Museu de Arte de Brasília, Museu de Arte do Rio – MAR. Também participou de feiras nacionais e internacionais.

Matheus Marques Abu:

Artista autodidata, desenvolve pesquisa inde- pendente sobre ancestralidade, espiritualidade e a diáspora africana no Brasil, colocando em perspectiva a história colonial e suas reverbe- rações no cotidiano de pessoas racializadas. Iniciou seu trabalho com a linguagem do pixo (pichação), tendo forte influência da cena do rap carioca, colaborou com as capas para um dos importantes eps do rapper BK’, Antes dos Gigantes Chegarem vol. 1 e 2. Também fez as- sistência para grandes artistas como Panmela Castro, na exposição “Rua!” no Museu de Arte do Rio (MAR) e para Tomaz Viana, Toz na mos- tra Cultura Insônia no espaço Caixa Cultural. A pintura surge durante a pandemia e numa via- gem a Salvador descobriu um outro conjunto de símbolos, os “adinkra”. Trazidos ao Brasil pelos escravizados, esses ideogramas eram esculpi- dos sobretudo em portões e janelas do Brasil imperial por ferreiros negros escravizados, com- pondo uma forma sofisticada de comunicação e resistência à subalternidade. Resgatar essa linguagem através de suas obras é a um só tem- po desafiar regimes de visibilidade dominantes e o cânone da história (inclusive da história da arte) eurocêntrica, trazendo à tona uma história alternativa invisível aos olhos da mente colonial

Selva de Carvalho:

Em Selva de Carvalho é o nome/duplo/corpo criado por Stephanie de Carvalho Klabin (1986, São Paulo, SP). Formada em Artes Plásticas (Licenciatura, 2009) pela Fundação Armando Alvares Penteado – FAAP. Após a formação, coordenou projetos de educação e sustentabilidade junto a escolas, ONGs e empresas. Iniciou seu trabalho como artista visual em 2019, tendo o bordado e desenho como base. Transita também pelas artes do corpo/performance. Em sua pesquisa explora a materialidade, a expressividade e os devires dos tecidos, das linhas, dos papéis, das palavras e dos corpos -visíveis e invisíveis, humanos e não humanos – e das relações orgânicas, simbólicas e fantásticas entre eles. Atualmente participa do grupo de orientação artística, GOA, sob orientação de Ana Paula Cohen e Thiago Honório. Participou das seguintes exposições coletivas: 2021, “Do sagrado e do profano” Galeria Karla Osorio, Brasilia, Brasil. Curadoria Fernando Mota; 2019, Projeto Edícula, São Paulo, Brasil. Curadoria Fernando Mota; 2019, “Anatomia de uma convivência” Galeria Rabieh, São Paulo, Brasil. Curadoria Carla Chaim, Nino Cais e Marcelo Amorim; 2019, “Futuros Imaginados, Passados Reconstruídos” Galeria Lamb Art, São Paulo, Brasil. Curadoria Carollina Laureano; 2019 “Baralho” Casa Parte / Hermes Artes Visuais. São Paulo, Brasil. Curadoria Carla Chaim, Nino Cais e Marcelo Amorim; 2019 “No dia primeiro no nono andar” Galeria Lamb Art. São Paulo, Brasil Curadoria Carla Chaim, Nino Cais e Marcelo Amorim. Foi artista residente da Kaaysá Art Residency, São Sebastiao, São Paulo em 2019 Em 2022 teve individual na Escola Botânica, curadoria Ana Carolina Ralston. Suas obras foram expostas em feiras internacionais como ARTRio, SPArte, India Art Fair, Este Arte/Uruguai. Tem obras em coleções privadas e públicas, inclusive no MAR – Museu de Arte do Rio, selecionada por Paulo Herkenhoff. Fez residência no Espaço Fonte em 2022. O desenho e o bordado são bases importantes de desdobramento de sua poética, transitando também pelas artes do corpo, a dança e a gestualidade. Sua pesquisa mais recente investiga as relações estruturais e simbólicas entre essas linguagens, as possibilidades de configuração da matéria e a corporificação de um universo onírico e fantasioso.

Verena Smit:

Em geral as obras da artista acontecem dentro da lógica de duas realidades antagônicas que podem conviver perfeitamente: alguns trabalhos partem de uma esfera de vivência íntima, mas também lidam com questões universais; outras obras demandam um contato individual, e se realizam igualmente na fruição coletiva; outras, ain- da, falam de como as coisas são, ao mesmo tempo que apontam para o que elas podem vir a ser. Esta duplicidade é muitas vezes originada no jogo, um ato-chave em muitos de seus trabalhos.
Nos jogos de palavras, por outro lado, as operações são menos brin- cadeiras e mais incisões contundentes, deslocamentos precisos de linguagem que inauguram novas esferas de interpretação, igualmen- te divergentes. Uma letra apagada desvia radicalmente os sentidos pretendidos, um verbo deixa de ser verbo; um objeto tem sua função subvertida e ganha novos usos, poéticos ou práticos. Por trás da aparente simplicidade desses procedimentos reside, no entanto, uma preocupação profundamente minuciosa e precisa da artista em articular esses paradoxos da maneira mais potente possível.

Sobre a Galeria Karla Osorio
Criada em 2016, a galeria Karla Osorio atua para inserção de artistas contemporâneos no mercado e na cena institucional. Privilegia a produção mais inovadora em arte, com programa de exposições temporárias que fomenta várias linguagens e técnicas. Representa artistas brasileiros e estrangeiros. Participa de feiras de arte em vários países, sendo a única galeria de Brasília em algumas das melhores feiras do mundo em cidades como Basiléia, Chicago, México, Miami, Nova Déli, Nova York, Punta (Uruguai), além de Rio de Janeiro e São Paulo, entre outros. Apoia pesquisas e projetos inovadores, tem programa de cursos, palestras, parcerias com outros espaços e instituições, além de intervenções no espaço público. Desenvolve projetos com curadores visitantes e oferece residência artística com atelier, em espaço privilegiado. Atua também no mercado secundário. Além da sede em Brasília com amplo espaço expositivo no Lago Sul, com pavilhões e área externa com jardins, possui escritório em São Paulo.
.
Serviço:
Feira ArtRio 2022
Abertura: Quarta feira, 14 de setembro, entre 13-21h Visitação até 18 de setembro.

Galeria Karla Osorio Endereço: SMDB Conjunto 31 Lote 1B – Lago Sul Brasília – DF CEP 71.680-310 Brasil Tel.: +55 61. 3367 6303 e 6353 #20 / +5561981142100 (whatsapp)
E-mail: karla.osorio02@gmail.com www.karlaosorio.com Facebook: https://www.facebook.com/galeriakarlaosorio Instagram: https://www.instagram.com/galeriakarlaosorio