+55 61 3367 6303 #20 info@karlaosorio.com

 

Sobre a exposição

Primeira exposição individual do jovem artista baiano-cearense Marco Ribeiro reúne mais de 40 de obras produzidas entre 2015 e 2016. Obras em nanquim e técnica mista sobre papel e sobre tela constituem o essencial da produção do artista que, com maestria, realiza pinturas e desenhos de grande domínio técnico e bela composição plástica.

 

Palavras da curadora

Janet Vollebregt, arquiteta holandesa, radicada no Brasil, diz: “quando a galerista Karla Osorio me mostrou o trabalho de Marco Ribeiro, pela primeira vez, eu imediatamente me senti atraída. Formas puras se relacionam com a tranquilidade que tenta alcançar equilíbrio em arte e arquitetura. A materialização da obra de Ribeiro lembra-me dos desenhos arquitetônicos tradicionais, feitos por arquitetos antes do Auto-Cad e Revit. Os desenhos eram feitos à mão com clássicos Rotring tinta-canetas. Mesmo usando placas de desenho e réguas eram feitos à mão e tinham mais aparência de animação do que os desenhos feitos em computador e impressos em máquina. Nestes desenhos, superfícies eram marcadas com diversas estruturas de muitas linhas finas, para explicar o tipo de material de uma certa parte da construção. Havia um livro de códigos, indicando distâncias entre as linhas, às vezes quebradas, outras pontilhadas.

É exatamente por isso, que o trabalho de Marco Ribeiro lembra desenhos arquitetônicos tradicionais. Tem a sua vivacidade, mas representa também a abstração. Trabalha frequentemente com muitas linhas finas, feitas à mão. O fato das linhas não estarem perfeitamente em linha reta, faz com que as superfícies ganhem vida. Outras séries, especialmente ‘Desconcreto’, centra-se no uso do concreto como material de construção na arquitetura brutalista brasileira. O artista, no entanto, leva o material para fora do seu contexto construtivo e faz flutuar no papel de forma quase sensual ou artificial. Seu trabalho vibra arquitetura, mas seus desenhos não representam edifícios ou partes dele. Oriundo de 20 anos de atuação em publicidade como designer gráfico e publicitário, o artista deve ter sentido a necessidade de se deslocar de impressões duras comerciais ao trabalho desenhado à mão mais animada e macia. No mundo da publicidade, não é fácil encontrar um lugar para a própria expressão de trabalhos manuais sutil e amorosa, de ordem autoral. Como um artista que é, Marco passou a dedicar-se totalmente aos seus desenhos sublimes, belo veículo para expressar que menos é mais”.

 

Sobre o artista Marco Ribeiro

Os grafismos do artista espelham um olhar voltado para a descontinuidade pungente dos elementos e formas da natureza, estampados em seus nanquins, aquarelas, gravuras, fotografias e outros suportes. A visão atenta a essa irregularidade natural, que dá vazão a uma ambígua – delicada e agressiva – ressignificação do espaço, busca dar conta da superposição de movimentos conflituosos do humano, do espaço e do tempo: a norma e o desvio. É desse modo que Marco se debruça sobre variados elementos que transbordam a paisagem: O Reino Mineral, que flutua na série “Minerália”; a leveza e suspensão arquitetural brutal no seu espaço “Desconcreto”; as linhas bambas, mas precisas da série “Dois” e a simplicidade elegante que resguarda o continuum possível entre o olhar e o objeto. Porém, é flagrante no conjunto da proposta estética de Marco Ribeiro, não obstante a variedade de seus temas, uma ininterrupção: estão invariavelmente impressas nos seus traços, marcas que passeiam desde a tipografia da família até a sua auto-descoberta como artista.

 

Evento paralelo – MURO #1

A proposta “MURO” abre espaço para jovens artistas de intervenção urbana que criam obras site specific em grande dimensão (3,5 x 6mts), parcialmente feitas em interatividade com o público, aproximando-o do processo criativo durante a abertura da exposição. A impactante obra produzida pelo jovem artista mantém seu estilo próprio de composições em  linhas geométricas, incorporando agora elementos das culturas indígena e africana. O belo painel fica em exibição durante toda a mostra.
Alerrandro Rodrigues, artista convidado para inaugurar a primeira edição de MURO, é formado em Artes Plásticas na Faculdade Dulcina de Moraes. Desde 2009 intervém nas ruas de Brasília com variadas técnicas, utilizando tinta acrílica, caneta posca e pincel, em estilo livre. É integrante do projeto “Coletivo Urbano de Artes”, cujo objetivo é unir arte urbana aos segmentos de mercado como moda e ilustração, de modo consciente e responsável. Participou da exposição Arte Radical, no espaço ECCO em 2012, a maior mostra de arte urbana já ocorrida no Distrito Federal reunindo mais de 50 grafiteiros e coletivos.
 
O Local
A galeria “Gabinete de Arte k2o” foi criada por sua diretora Karla Osorio Netto, em 2013, culminando longo percurso dedicado à difusão da arte contemporânea em Brasília. Durante 15 anos, ela criou e manteve o ECCO – Espaço Cultural Contemporâneo, maior e principal espaço institucional privado dedicado só à arte contemporânea da capital do Brasil.

Colabora de modo direto na inserção de artistas contemporâneos no mercado e na cena institucional. Privilegia a produção mais inovadora em arte, com programa de exposições temporárias, fomentando várias linguagens e técnicas. Representa artistas brasileiros e estrangeiros, focando sua ação tanto a nível nacional, quanto internacional, inclusive participando em feiras de arte. Apoia pesquisas e projetos inovadores, desenvolvendo também programa de cursos, palestras, parcerias com outros espaços e instituições, além de intervenções no espaço público. Pretende estimular a produção curatorial, em  projetos com curadores visitantes e residências de artistas. Além da sede em Brasília no SCS, possui espaço expositivo no Lago Sul e escritório em São Paulo. Atua também no mercado secundário.

 

Serviço

Exposição: MARCO RIBEIRO
Visitação: segunda – sábado, 10h – 18h30, 20.06 até 30.08
Sempre mediante agendamento

Gabinete de Arte k2o

Endereço: SMDB Conjunto 31 Lote 1B – Lago Sul
Brasília – DF, CEP 71.680-310 Brasil.
Tels: +55 61. 34681152 / 99642103

www.karlaosorio.com
E-mail: mk.gabinetek2o@gmail.com
Facebook: https://www.facebook.com/gabinetek2o
Instagram: https://www.instagram.com/gabinetek2o

 

Flyer - MANUTENÇÃO.expo GAB. k2o. BsB -02. art Marco Ribeiro 11av.Ric.16.08.16