Renato Rios

(Brasília, 1989) é Artista Visual e Bacharel em Artes Plásticas pela Universidade de Brasília – UnB. Em 2016 foi selecionado para participar do programa de Residência Artística da FAAP, ocasião na qual se mudou para a cidade de São Paulo. Atualmente vive e tem atelier no bairro Consolação.
Esses anos de pesquisa e vivência na cidade de São Paulo foram povoados de experiências e trocas muito significantes para o jovem pintor, como a rotina de trabalho como assistente da artista visual Laura Vinci e do pintor Paulo Pasta, com os quais Renato trabalha atualmente e que tem influenciado seu pensamento e produção.

Uma das características mais significativas de seu trabalho é sua pesquisa em pintura, arranjando imagens figurativas e signos abstratos em séries, dípticos, polípticos, buscando tecer uma noção de escrita poética e imaginação mítica. Em sua série de pinturas mais recente, chamada Arquétipos, Renato tem procurado construir uma espécie de sintaxe visual própria que, de certa maneira, sistematize o ambiente metafísico produzido em seu trabalho dos últimos anos, conciliando diferentes correntes de pensamento na constelação das idéias visuais que o conjunto apresenta.