+55 61 3367 6303 #20 info@karlaosorio.com

A galeria brasiliense Gabinete de Arte k2o participa pela primeira vez da feira VOLTA13 na Basileia e propõe um diálogo entre quatro artistas de diferentes gerações e origens, cujos trabalhos se conectam de uma forma magnifica, destacando-se a geometria, a poesia visual, litura, minimalismo e arte conceitual.

A metódica e obsessiva repetição da técnica junta dois dos artistas: Roland Gebhardt (nascido no Suriname e radicado nos Estados Unidos) e Galeno (piauiense, radicado em Brasília). O holandês-americano de 80 anos é um minimalista, cujo trabalho (a mais de 50 anos sem ser pressionado pelo mercado de arte) lida com o vazio. Seu trabalho lida com natureza dos volumes e desenvolve um forte conceito na arte minimalista, interferindo apenas por meio de cortes em materiais rígidos ou orgânicos, como rochas, madeira, alumínio, papel, além de frutas, vegetais e livros.

Enquanto a matemática está sempre presente em sua pesquisa, as cores são quase inexistentes; Em contraste, Galeno cria uma nova linguagem artística, a partir do construtivismo e a matriz da geometria, onde a cor é essencial. Seu trabalho é estruturado a partir de elementos de suas raízes pessoais do interior do Brasil. Seu universo é repleto de cores vividas, expressam sentimentos fantásticos e criativos padrões gráficos com coerente evolução, além de significados, formas e histórias presentes em todo trabalho.

Literatura, arquitetura, filosofia e poesia relacionam o trabalho dos dois outros artistas: Almandrade com origem baiana, arquiteto e poeta, que desde os anos 70 cria poesias visuais e trabalhos neoconcretos com forte inclinação política, incluindo desenhos, pinturas, instalações, esculturas e objetos. Suas sofisticadas e essenciais composições revelam bastante de sua herança neoconcreta, surgindo como pupilo de Lygia Page e Hélio Oiticica, com quem inclusive desenvolveu alguns trabalhos.  A força e vitalidade de sua obra até hoje é incrível. Enquanto isto, para o belga Gauthier d’Ydewalle, a literatura e a fonte de sua geometria e composições complexas, criando fotografias a partir de esculturas / objetos feitos a partir de livros repletos de ideias filosóficas.

Nós fazemos um convite ao visitante a conhecer estes universos singulares, a explorar novos e provocativos obras contemporâneas, cujos artistas são intrigantes contadores de estórias, cada qual com suas perspectivas e abordagens históricas individuais

Sobre a galeria

A galeria Gabinete de Arte k2o é a primeira da capital do Brasil a ter alcance internacional. Representa artistas brasileiros e estrangeiros e atua tanto em território nacional, quanto fora, colaborando diretamente na inclusão de artistas contemporâneos na cena institucional e na economia criativa. O gabinete apoia projetos inovadores e obras desafiadoras e também desenvolve um programa de palestras, oficinas e intervenções públicas em parceria com outras instituições. Pretende também estimular a produção curatorial, desenvolvendo projetos com curadores visitantes e implementando residências de artistas.

Serviço

 

VOLTA13
Markthalle, Viaduktstrasse 10
Basiléia, SuíçaSEGUNDA, 12 DE JUNHOPrévia para convidados de honra: 10h às 12h
Prévia VIP & Imprensa: 12h às 14h
Coquetel aberto: 14h às 19h

TERÇA À SÁBADO, 13 À 17 DE JUNHO

Visitação: 10h às 19h

Gabinete de Arte k2o

mk.gabinetek2o@gmail.com
T  55 61 34681152 #20
C  55 61 981142100 (whatsapp)

SMDB conjunto 31 lote 1B Lago Sul Brasília – DF
CEP 71.680-310 BRAZIL
www.karlaosorio.com
Instagram: gabinetek2o |  Facebook: Gabinete de Arte k2o