+55 61 3367 6303 #20 info@karlaosorio.com

A Galeria Karla Osorio apresenta Gabriela Mutti, jovem artista em sua primeira mostra individual em galeria comercial. Curadoria: Malu Serafim.

O peso da Terra, memória  – Até 23 de abril, 2019

A mostra reúne trabalhos inspirados e derivados do diálogo entre uma artesania marginal e a produção fabril que nutre de símbolos as instituições de poder. Durante sua infância, os pais trabalharam como comerciantes e alfaiates no Quartel General do Exército de Brasília, acumulara, por anos, medalhas, fitas e brasões que perderam sua função em decorrência do desgaste do próprio uso ou devido a pequenos erros de fabricação. A artista enxergou nos descartes possibilidades vivas e substanciais prontas para serem encaixadas em sua percepção visual. Esses artigos se alteram incansavelmente em sua mão partindo de processo de catalogação e cultivo de intimidade com o que percebia como partículas poéticas: ao objeto resiste o seu apagamento, mudança assumida na narrativa de um presente em constante negociação.

Existe aqui história já inerente à matéria, contada pela passagem do tempo, presentes nas marcas impressas em cada um dos metais e fitas que muitas vezes foram descartados ou inutilizados dentro de seu contexto preliminar, contexto este, que os dota do poder do símbolo. Mutti “condecora” cada um desses objetos ativando-os no domínio do afeto, fazendo uso da intenção mais primordial da imagem: como um agente catalisador da memória de quem a observa.