+55 61 3367 6303 #20 info@karlaosorio.com

Galeria Karla Osorio apresenta a mostra individual do artista José Ivacy (Morada Nova/MG), apresentando obras dos últimos 30 anos que usam principalmente a madeira e metais como suporte e a influência do tempo. O curador é Bené Fonteles e a mostra ocupa as Galerias 1, 2, 3 do Pavilhão 1 e o jardim aberto com várias esculturas externas.

De acordo com o curador, “a madeira amalgamada pela força do tempo ganha a cor velada da pintura, desvela em discreta patina e mantém a materialidade acesa, a textura clara, a energia do sol, chuva e vento, dando-lhe uma poética angular. A extraordinária patina na artesania mestra e informal, lhe retira o vão do ordinário, alumbra o artista que faz das coisas e seres do Cerrado, sua fonte precisa para inaugurar com maestria a forma reinventada. O que vemos é uma geometria arrojada e sensível em diálogo profundo com a passagem do tempo sobre esta matéria, que não é só suporte, mas também a simbiose a aragem da forma-cor sobre a planura e relevo a lhe conferir um sopro do essencial para que a matéria vibre em força densa dança ao mesmo tempo com delicadeza vasta. Vaza também entre os objetos como nos de cimento e madeira na conversa poderosa de construção de arquitetura de “cidades invisíveis” que nos toca e retoca o campo infinito do imagético.Os recortes que José Ivacy faz das madeiras e as incorpora/pinta com uma pureza original, deixam expostas a voracidade impiedosa do tempo. É uma contribuição experimental de extrema liberdade entre nós que tememos a efemeridade e a impermanência em vez de tirar partido criativo delas.O que ganhamos é um projeto construtivo ímpar nestas obras, para fora e para dentro de qualquer espaço proposto, inéditas e contribuições transcendentais raras como o fez Celso Renato, Emanuel Nassar e Marcone Moreira. Artistas que não sabem o que é medo do ter e do “tempo rei” transformador e transmutador. Da forma tiram partido de sua desconstrução e reinventam-se, reinventando a pintura para que ela não caia na armadilha formalista. Ivacy liberta a pintura como objeto com extraordinária coragem e ousadia fazendo de matéria e tempo uma Unidade na Poesia”.

Sobre o artista

José Ivacy (MG) – Nascido 1962 e natural de Morada Nova, desde os anos 80 trabalha intensamente com obras que tem como característica a artesania e a manipulação de diversos materiais, principalmente a madeira e metais. Visível em suas pinturas e objetos, um complexo conjunto de formas geométricas e orgânicas, percorrendo um caminho próprio no campo da inventividade. Participou de diversas mostras coletivas de artistas em Brasília e atualmente dedica-se ao trabalho de atelier em Sobradinho, onde vive e administra a galeria ManOObra.

Serviço
Exposição
José Ivacy – Poéticas do Tempo (Galerias 1, 2, 3 Pavilhão 1 e jardim aberto)
Visitação: até 20 de novembro
Segunda sexta, 9-18h30 | sábado 10-14h, sempre mediante agendamento